Devido à proliferação de INVENÇÕES POPULARES (as chamarei assim para ser mais diplomático) de todos os tipos para combater o COVID-19, me chamou a atenção o surgimento de equipamentos de desinfecção de pessoas que usam vapor ou substâncias químicas para supostamente desinfetar pessoas antes de entrarem em algum lugar.
Cabe recordar que de pessoas bem-intencionadas o inferno também está cheio.
Como é do conhecimento de todos, as crises levam a novas invenções, algumas úteis e outras inúteis. Nesse caso, como profissional de Saúde e Segurança trabalhando com mais de 20 anos na área, é meu dever chamar a atenção para o uso inadequado dessas INVENÇÕES POPULARES, ainda que eu entenda que todos queremos ganhar dinheiro, isso NÃO justifica brincar com a segurança e a saúde das pessoas.
Esses dispositivos NÃO são endossados pela Organização Mundial de Saúde ou nenhuma outra instituição de saúde reconhecida, portanto, seu uso NÃO É RECOMENDADO, o isolamento social e a higienização com sabão e água continuam a ser as melhores medidas preventivas indicadas por todos os organismos reconhecidos. Usar um estado de crise para ganhar dinheiro com base em informações FALSAS deve ser punido por lei de maneira exemplar.
Assistam aos seguintes vídeos e fotos e não se deixem enganar:


Não vou me aprofundar em quais são os protocolos de desinfecção de INSTALAÇÕES, pois eles estão bem explicados e detalhados nas páginas da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – EPA e do CDC Centro de Controle e Prevenção De Doenças (deixarei os links abaixo e você será direcionado aos sites deles em espanhol), se você for um sanitarista ou especialista nessa área, com certeza os conhecerá bem. Mas como eu disse, esses protocolos tratam-se de protocolos de DESINFECÇÃO DE INSTALAÇÕES E OS PRODUTOS QUÍMICOS usados nelas são para uso em superfícies, não em seres humanos. Os protocolos da EPA e CDC são usados globalmente pela OMS e por todas as entidades de saúde e são muito fáceis de entender e aplicar, mas sempre sendo REALIZADOS POR PROFISSIONAIS.
CUIDADO!!! PROCESSOS DE DESCONTAMINAÇÃO PARA PESSOAS SIM EXISTEM E SÃO CLARAMENTE DETALHADOS PELA EPA E TAMBÉM PELO CDC, MAS ELES NÃO SE APLICAM A ESTE CASO OU SITUAÇÃO PARTICULAR, NÃO PARA SEREM USADOS NA RUA SOBRE PESSOAS SEM OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO PERTINENTES.
Nos links fornecidos abaixo, você também pode encontrar uma lista de substâncias desinfetantes recomendadas e os tempos de ação que devem ser analisados antes de qualquer procedimento de desinfecção. Lembre-se de que existem substâncias desinfetantes que reagem e até mesmo danificam certas superfícies e esses danos colaterais devem ser evitados usando a substancia adequada para cada tipo de lugar e superfície. NUNCA OS MISTURE. Se você tiver alguma dúvida, consulte PROFISSIONAIS.
Nenhum dos «equipamentos e procedimentos» (COMO UMIDECER OU VAPORIZAR AS PESSOAS) vistos acima tem o aval das organizações mencionadas, nem o seu uso é recomendado (PESQUISEM NO GOOGLE) e duvido que o Ministério da Saúde de algum país é tão irresponsável ao ponto de endossar esse tipo de equipamento e procedimentos sem nenhum estudo ou teste que comprove sua eficácia e segurança.
Links : https://www.cdc.gov/spanish/index.html; https://espanol.epa.gov/espanol/lista-n-desinfectantes-para-usar-contra-sars-cov-2
LEMBRE-SE, FICAR EM CASA AINDA É A MELHOR PREVENÇÃO
Traduzido para o português por

Claudio Cesar Pontes
Profissional em Saúde e Segurança do Trabalho
Curitiba – Brasil
claudioc.pontes@hotmail.com
Deja una respuesta